Consciencia social, doação de medula óssea

Fala Galera
Faz um certo tempo que eu não posto nada (vídeo então nem se fala…), mas hoje eu estou aqui para falar sobre algo legal que eu fiz , e encorajei outras pessoas da minha familia a fazer: hoje eu me cadastrei no redome ( registro de doador de medula) para ser um doador de medula ossea.
Bem pra quem não sabia, hoje no CIP de Mogi das Cruzes, a AMeO (Associação da Medula Óssea ) estava fazendo o cadastro de doadores, foram + ou – 800 cadastrados, tudo que você precisava para se cadastrar era levar o RG e CPF, ter entre 18 e 54 anos e colher 10ml ( uma colher de sopa) de sangue para que seja feita a analise de compatibilidade.

É isso ai, hoje ninguém fez a doação, somente o cadastro, porque é necessário verificar a compatibilidade com o paciente, com a miscigenação é muito mais difícil encontrar um doador compatível ( 1 em 100000), entre irmãos a chance cresce para 25%, a medula óssea é utilizada para tratamentos como a leucemia e outras doenças sanguíneas, a medula óssea ( que não tem nada a ver com a medula espinhal) é a responsável pela produção do nosso sangue e se encontra dentro dos ossos.
Há duas formas de fazer a doação:
– Na primeira é inserida uma agulha no osso da bacia do doador e então é retirada a medula, o procedimento dura 40 min. e por ser muito doloroso é feito com anestesia geral ou peridural, após o procedimento o doador sentirá uma dor suportável durante 5 dias no local onde foi inserido a agulha;
– Na 2ª o doador tomará uma medicação por cerca de 4 ou 5 dias, que acelerará o metabolismo, aumentando a produção da medula óssea e fazendo-a cair na corrente sanguínea o sangue é filtrado por uma maquina ( como a de hemodialise) e será filtrada somente a medula óssea, o procedimento dura cerca de 4 horas e apos a doação o doador ira sentir uma dor por todo o corpo como se estivesse gripado.
Porém não é o doador quem decide a melhor forma de doação, mas o medico pois dependendo do estagio da doença ou do metabolismo do paciente é mais indicado uma forma de doação do que outra. Muitas pessoas tem medo de doar por causa da dor, porem esse é um pequeno preço a se pagar para salvar uma vida, pense se fosse com você, você não gostaria de encontrar um doador compatível e disposto a te ajudar sem nem mesmo te conhecer?
Mesmo cadastrado você não é obrigado a doar, o cadastro é feito para facilitar a busca por compatibilidade, mas a decisão final é do doador, por isso a doação é anônima ( o paciente não sabe quem é o doador, e nem o doador sabe quem irá receber a medula) assim em caso de desistência evita-se algum tipo de constrangimento.
Gostou da dica e gostaria e ter mais informações, acesse o site da AMeO : http://www.ameo.org.br/index.php

Estudante de Game Design e cultivador de projetos inacabados

Alado (Camargo)

Estudante de Game Design e cultivador de projetos inacabados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *